O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

domingo, outubro 30, 2005

máquina de lavar roupa 1 - 0 nando

Ha coisas que parecem acontecer de propósito em ocasiões menos desejadas. Ontem tive uma pequena aventura perante uma desaustinada máquina de lavar roupa. Após muito trabalho lá consegui chegar a casa com forças de meter a roupa dentro da tal máquina. Como é obvio, com instruções em dinamarquês, as medidas e programas da máquina foram escolhidos "a olho" :) A dita começa com uns grunhidos esquisitos, como de quem não tivesse gostado muito da ideia de ter de me lavar a roupa áquela hora.. mas lá iniciou o processo e eu deixei-a em paz! Grande erro! A pensar que se ia portar bem, fui comer e ver se me distraía um bocado... após 1 ou 2 horas passo pelo corredor adjacente ao quarto onde a dita máquina repousava agora silenciosamente. O desastre aconteceu quando, após uma ligeira escorregadela tento perceber o que me fez escorregar... xiii pátraum.., água por todo o lado! Parecia como se um tsunami ou um tornado tinha passado por ali e feito o que a gente viu pela tv do outro lado do mundo.. encontrar a "fonte" (que neste caso os dois sentidos da palavra encaixam no contexto) foi fácil. Afinal a mangueira de saída de água da máq. estava pendurada na casa-de-banho (adjacente ao quarto da maq de lavar). A mangueira, tapetes, toalhas e cortidados ensopados e uma bela lagoa mesmo no centro da casa-de-banho! Enfim, um belo dum espetáculo! Feitas as contas, 2 quartos e 1 corredor sofriam do mesmo mal...água a mais! Isto tudo quando me preparava para dormir.. em vez disso tive de inverter o acontecimento munido de balde e pano-suga-água! O que me valeu foram 2 sacos que estavam mesmo por baixo da ponta da mangueira e recolheram uma grande quantidade de água.. caso contrário a coisa pederia ter-se extendido a mais partições da casa.. nada que "a gente" queira imaginar.. Uma hora depois e a coisa tava com melhor aspecto..

Para me vingar, pus a máquina a lavar pela segunda vez! Desta vez com a mangueira no sítio certo! Se houvesse surpresas pela manhã, já tinha um belo de um xuto no cú prometido!! Mas ela portou-se bem desta vez ;)

Conselhos a outros lavadores: lavem à mão - mais seguro!

sábado, outubro 29, 2005

ai vida...

Ainda dizem que vida de estudante é a melhor.. irra!! Digam-me lá quem é que no seu estado de espírito, mental, social e intelectual, trabalha ao FIM-DE-SEMANA? Não estou a falar em biscates de minutos ou até de um par de horas... mas sim de levantar ás 07:00 e trabalhar que nem escravo até à hora do ó-ó... e dias de semana é igual ou pior! Por isso não me voltem a dizer "Aproveita agora, a boa vida é a de estudante.. quando começares a trabalhar acabou-se tudo!" bahhh.. trabalhar 7 dias por semana de forma intensiva e chegar ao fim do mês com a conta bancária em fase super-minguante.. onde é que está a tal "boa vida" pergunto eu? Boa vida está quando se trabalha 8h por dia, nem mais nem menos, todo o resto é por nossa conta. Bónus: ainda nos pagam!

Tenho dito!

sexta-feira, outubro 28, 2005

..se eu fosse crítico de cinema - Stewie Griffin, the Untold Story

achei por bem partilhar algumas das "películas" que vejo, sejam elas novidades ou não, que passem no cinema ou apenas no meu computador. Para começar esta aventura pelo mundo da sétima arte, nada melhor que um filme de animação! Para que não se façam confusões, filmes de animação não são sinónimos de filmes para crianças. Este é um belo exemplo disso mesmo. A história trata de uma aventura do Stewie Griffin, o filho mais novo da Família Griffin. Para quem nunca viu nenhum episódio do Family Guy, não sabe o que está a perder. Tenho ideia de que esta série não passa em Portugal.. é pena se assim é! Quem conhece, sabem muito bem do que estou a falar. Digamos que é uma família semelhante à dos "Simpsons"!

O filme está bastante bom, ao nível dos episódios, e é apresentado de uma maneira bem original que segue bem a passagem dos episódios para filme. A quantidade de detalhes fantásticos e críticas a diferentes coisas, em especial ao povo/quotidiano americano, são uma constante durante a 1h30 do filme. Desde as famosas perseguições de carros dos filmes de Hollywood que acabam com um dos carros enfiado num vendendor de frutas ambulante até o uso de duplos em cenas perigosas como o de saltar do alto de um prédio. Stewie é uma crinça maquiavélica que sonha em dominar o mundo, elevando a um extremo hilariante.

Algumas (das muitas) partes sublimes:

Peter Griffin:For more about flatulence, you can visit my ass!


Stewie Griffin: [after Brian walks in on Stewie shaving himself] Umm, feel free to say no to this but... would you mind shaving my coin purse?


Stew Griffin: We'll have to borrow the money from mommy and daddy.
Stew Griffin: [Stewie leaps onto Stew's head and peels back his eyelids] AH!
Stewie Griffin: Never call them that again! It's Lois and the Fatman! Do you hear me?
Stew Griffin: Yes yes!


Peter Griffin: And you know what else grinds my gears? You America!
[shouts] Fuck You!



Não percam!

A minha cotação: 5 estrelas!
Family Guy

quarta-feira, outubro 26, 2005

do i let my dark side in?

Tenho um problema!
Esta nova casa (que não é nova) tem 3 pisos. O 2º andar é de outras pessoas (possivelmente uma família) e o resto da senhora a quem alugo o quarto. Então o problema é a já afamada internet! Não há! Não tá lá.. tá lá? Não, não tá lá! :) E tá claro que tenho de ter net.. não há vida que resista sem este elemento fulcral.. tão necessário como água e pão! Bem, talvez esteja a exagerar um nadinha.. mas a ideia é que é a via mais cómoda de falar com família e amigos.. e poder aceder na faculdade não chega porque é à noite que os ditos familiares e amigos estão também disponíveis.. isto já para não falar em ter que me dirigir à faculdade num domingo chuvoso para ler um mail... tá mais que visto que é um problema sério! Soluções.. ora bem, devo dizer que há um vizinho (eu aposto o tal do 2º andar) que tem um wireless AP a que me poderia ligar. (para quem não sabe o que isto é, é um aparelho que me fornece internet sem fios) Então aqui vem a dúvida existencial: será que devo actuar como bom português e mitrar o sistema e aceder à net à pala? Ou será que devo seguir costumes dinamarqueses e seguir as regras e normas da sociedade à risca e arranjar uma outra forma mais honesta de aceder à net, tal como falar com o tal vizinho e chegar a um acordo. hmmm.. O bem e o mal... o grátis e o pagantes... alguém tem uma moeda?

feel the force luke...

domingo, outubro 23, 2005

de regresso...

pois é, cá estou de regresso após uma bela semana no norte.. muito lá no norte mesmo! Depois da neve, do frio e das férias, chega agora o tempo de muito trabalho. Pelo menos estas duas próximas semanas vão ser "à benfica" (como nos pedia um treinador de andebol há 7-8 anos atrás, para jogar de forma mais intensiva! Dá logo para ver que sem resultado, pois se ainda fosse "à Porto"..). Muito trabalho para fazer, muitos projectos para preparar... vida aterafada esta a de estudante!!
Deixando coisas não tão alegres para depois, regressemos ao presente. Há quem ache que tudo acontece por uma razão e há quem ache que há coincidências. Eu sou mais pelas coincidências! Na minha viagem de ida para a Islândia, um casal com duas meninas (à volta dos 4 - 6 anos) ocupava os lugares da fila ao lado de onde eu estava. Um Boing 747-300 tem 2 filas de 3 lugares cada com um corredor central. Como eles eram 4, um teve de ficar na fila do lado. Então a rapariga mais velha ficou sentada à minha direita, enquanto um outro homem estava o lugar da janela à minha esquerda. O voo, previsto para as 22:50 só levantou do aeroporto de Copenhaga pelas 00:40 - um ligeiro atraso. Dada a hora tardia, a moçoila ainda conseguiu pintar umas páginas de um livro que oferecem aos miúdos para se entreterem, mas não levou muito para adormecer.. e durante a maior parte da viagem serviu-se de mim (mais propriamente do meu braço) como almofada. Bem, isto tudo para dizer que após 10 dias, no voo de regresso, a mesma família tem exactamente os mesmos lugares à minha direita, embora mais na traseira do avião... incrível! A tal moçoila quando me viu lá no mesmo sitio ficou meia pasmada.. que coincidência! No entanto, desta vez foi a mais nova que ficou ao meu lado. O voo foi durante a tarde e não houve tempo para cestas! Outra ponto a realçar destes dois voos é a comida. Não posso dizer que sou experiente em voos comerciais, mas já dei algumas voltas para concluir que a refeição que nos servem durante o voo é, por regra, uma bela mer**! No entanto, esta não! Um verdadeiro luxo! Muito boa mesmo! Assim sim, vale a pena oferecer comida! Bem servido e com vista sobre o Atlântico, não se pode pedir muito mais!
Outra novidade é que não regressei ao mesmo quarto onde estava antes de partir. Deixei o centro de Copenhaga e mudei-me para um bairro no exterior da cidade, mais perto da universidade. A ver como as coisas correm agora...

segunda-feira, outubro 17, 2005

verão-inverno em 3h20m

Não, não venho falar de moda, roupa, modelos, corte&costura, mas simplesmente de metereologia! Mais uma vez foi altura de alterações climáticas radicais. Sair de um verão (que mais parece outono), em que o sol brilhava há já duas semanas e as temperaturas aguentavam-se nuns modestos 15-17 graus. "Só?" poderam dizer alguns... "Tanto?" dirão outros. Três horas e vinte minutos depois o ambiente era qualquer diferente!! Digamos que mais branco e mais fresco.. bem mais fresco!! Como uma imagem vale mais que 1000 palavras, a foto ao lado é capaz de explicar o que pretendo dizer. Á chegada esperavam-me -2 graus e muito gelo na estrada. Na Islândia o tempo varia por zonas. Mesmo que raras, há partes onde se encontram uns agradáveis 15 graus. No entanto, o "normal" é entre 0 e 5. E ainda só estamos a iniciar Outubro!

É agora altura de apreciar um belo banho quente numa piscina ao ar livre (Temp dentro d'água = 42ºC; Temp fora d'agua = -2ºC), paisagens fantásticas, conversas impossíveis de perceber, batatas a acompanhar qualquer refeição (incluíndo lasanha), jipes com rodas enormes, neve, muita neve e ainda mais neve!! Aqui não há desculpas para não ir trabalhar, mesmo que numa manhã se acorde com a casa completamente coberta pela neve! Há que escavar, sair de casa, e de alguma forma conduzir até ao trabalho... é claro que sendo isto uma actividade normal de inverno, riem-se de nós quando tudo pára por haver um palmo de neve na estrada! :)

quinta-feira, outubro 13, 2005

quando o mundo é pequeno

De vez enquando esbarramos em pessoas conhecidas em locais onde não as esperamos encontrar e dizesmos: "como o mundo é pequeno!" Outras vezes, nem precisam de ser pessoas conhecidas, mas ouvimos falar a nossa língua num outro grupo de pessoas e dizemos: "Olha, mais portugueses por aqui.. como o mundo é pequeno!". Há ainda um outro caso que me aconteceu hoje. Vindo do nada, recebi um email de um tal de Miguel que precisava que o ajudasse a arranjar um quarto aqui em Copenhaga. Ora o tal Miguel veio fazer um estágio e devia ter ideia de um processo de arranjar onde viver mais simples.. mas estava enganado. Mas a maneira como ele me encontrou é que é de salientar. Então, o meu contacto foi-lhe dado por uma prima que neste momento vive na Suécia com uma rapariga da Macedónia que é amiga dum amigo meu que se chama Nestor (também da Macedónia). Que bela volta heim? Pois terei mesmo que dizer: "como o mundo é pequeno!"

Isto fez-me lembrar o Six Degree of Kevin Bacon que mostra isto mesmo... a pequenez do mundo!! Para quem não sabe o que isto é, eu passo a explicar: é um "jogo" em que o objectivo é ligar um qualquer actor/atriz ao Kevin Bacon num máximo de 6 graus (ligações) através de outros actores que entram no mesmo filme. Por exemplo: o Sylvester Stallone fez o Demolition Man com o Benjamin Bratt que esteve no The Woodsman com Kevin Bacon. Grau 2! Agora encontrem o actor (atriz) mais remota de que se lembrem e fiquem surpreendidos em como não é preciso muito para se chegar ao Kevin. Se não acreditam que é assim tão simples, experimentem: http://www.cs.virginia.edu/oracle/

quarta-feira, outubro 12, 2005

..e é assim que se faz "en france"

Num colégio onde já espero há mais de um ano por um lugar para morar, teve ontem lugar uma cena algo chocante. Se aqui houvesse TVI, era já noticia de abertura a letras grandes, maiúsculas e vermelhas: "TERROR!!!" Como eles têm a sorte de não ter a Manuela Mouraguedes à perna, a coisa foi tratada de forma diferente. Sem nos desviar-mos muito do assunto, o que se passou foi o seguinte: um homem francês de 34 anos matou à facada a ex-namorada norueguesa de 29 anos! A parte que me chamou à atenção neste trágico acontecimento foi como o francês arranjou a arma do crime. Pura e simplesmente dirigiu-se a uma casa vizinha, bateu à porta e pediu uma faca emprestada! Ora aí está!! Estou mesmo a ver que a minha reação a: "boa tarde, pode emprestar-me uma faca que tenho de ir despachar uma EX, se faz favor.. já agora afiada se tiver, muito obrigado!", iria ser bem diferente do que um simples: "tenho sim, só um momento!". É muito provável que as palavras não tenham sido bem estas, nem que o motivo tenha sido referido, mas o ponto aqui é que ninguém neste mundo empresta uma faca a um desconhecido que bate à porta!! Quer dizer, pelos vistos há quem ache o contrário... talvez seja por viverem num ambiente que inspira segurança, que nunca se pensaria que a faca afinal não era para cortar duas côdeas de pão e barrar manteiga... mas se é assim, então porque é que as ATMs têm o teclado numérico protegido por uma artimanha de forma a que ninguém possa espreitar o código PIN enquanto alguém está a levantar dinheiro? e eles ainda põem a outra mão livre por cima da que marca o código, não vá haver algum mirone que consiga decifrar o código pelo movimento dos dedos.. ou do cotovelo.. ou de qualquer outra coisa que se mexa nesse instante. Devem ser duas noções de segurança diferentes...

terça-feira, outubro 11, 2005

Reboot!

Ora aqui está o momento há muito esperado!!
De volta à ideia inicial de deixar por aqui comentários ao que vai acontecendo por estes lados, longe de tudo e de todos. É talvez uma maneira de manter alguns ao corrente.. a ver vamos!!

Para re-iniciar este blog com força e vontade, até a uma cara lavada teve direito.. possivelmente ainda não em estado final.. tempo o dirá!

Assim vos deixo então deste apartamento completamente vazio no centro de copenhaga...