O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

quinta-feira, novembro 24, 2005

jolasveinar

E mais uma particularidade islandesa: os 13 Pais-Natal!
Já não chegava toda a bicharada que por lá anda, entre elfos, anões, trolls, gnomos, vem agora a época do famigerado bando-Pai-Natal!
Uma gente de costumes não se deixa ir na conversa do Pai Natal versão Coca-Cola que se apoderou de grande parte do mundo.
Para começar, eles são 13! Stekkjarstaur, Giljagaur, Stufur, Thvorusleikir, Pottaskefill, Askasleikir, Hurdarskellir, Skyrgamur, Bjugnakraekir, Gluggagaegir, Gattathefur, Ketkrokur e Kertasnikir. E não são nada parecidos com o conhecido Papá Noel, aquele tipo velhote, a dar pró gordito, de barbas brancas, vestido de vermelho, amigalhaço das criancinhas.

E então o que fazem estes 13 jolasveinar? Eles chegam um-a-um [leia-se um-por-dia], 13 dias antes do dia de Natal. E não vêm com as melhores intenções! Desde roubar, pregar partidas, implorar por comida até comer criancinhas, começando pelas que se portaram mal!
Digamos que.. um pouco diferentes!!
Cá, quem se porta mal recebe um par de peúgos, umas ciroilas, um par de luvas e um garruço para se aconchegar no frio do Inverno, em vez do último Action Man e os seus cúmplices. [quem não conhecer os termos acima designados.. paciência]
Lá, quem se porta mal, acaba por ser a refeição de um Pai-Natal. Não há "xi" nem "mi", é pega lá - dá cá, e não se fala mais nisso!!

Continuando, a mãe e o pai destes 13 pais-natais (a mámãe e o pápái natau), chamados Gryla e Leppaludi, são conhecidos por ser maus.. maus com'as cobras, se me permitem! O que dá pra ver pelas habilidades dos seu lindos rebentos..
Eles (os pápáis) têm um gato enorme, o gato-natal. Eles comem criancinhas e gente graúda, e o gato come quem não recebeu roupas novas antes do dia de Natal.

Hoje em dia a coisa está mais soft. A garotada põe a sua melhor galocha na janela, e em cada um dos 13 dias antes do Natal recebem um presente, caso se tenham portado bem. Caso contrário, recebem uma batata!

Agora se isto é espírito Natalício original, ou consequência de viver numa ilha isolada.. já não sei.. mas deixo ao critério de cada um.
Segundo consta, esta terrível família ainda não está a par das agências de viagens, por isso não deverá ser preciso tomarmos precauções.. but you been warned!

1 comentários:

e 13 também é o numero do azar por esses lados?

Eu cá acho bem meter medo aos putos. Hoje em dia (sempre jurei nunca dizer tal expressao) eles pensam que tudo é facil.
Há que levar com muita batatada e gatos comilões (papão de cá) para a malta crescer rija
Abraço :)
por Blogger andre, Às 12:14 da tarde  

Tens algo a dizer?