O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

quinta-feira, novembro 10, 2005

quem descobriu a américa?


Ora se vêm todos lampeiros a responder a esta pergunta, aconselho calma e prudência! Querem apostar como se enganam? Quê? Quem? O cristovãozito? pois pois.. também eu tinha essa ideia.. também a mim me ensinaram, nas aulas de história, que já lá vão há "bués", que foi esse grande homem, Cristovão Colombo de seu nome, que descobriu as américas! Acrescento ainda que esse homem de nacionalidade Italiana (ainda por confirmar) primeiramente propôs a sua aventura ao rei de Portugal, que não se mostrou interessado, e só depois ao rei de Espanha. Foi isto que também ouviram? Pois se foi, então preparem-se para o que se diz ser verdade nos países escandinávos, principalmente na Islândia!

Reza a históra nórdica que em 1497 um barco português, ou espanhol, naufragou perto da costa sudoeste Islandesa. Os marinheiros a bordo foram salvos e ficaram alojados em diversas quintas na zona até 1498. Estes marinheiros, após 1 ano a viver nesse país aprenderam os básicos da lingua de forma a conseguirem entender o que lhes era dito. Foi então que lhes foi contada a história de Leifur Eiricson, conhecido como Leifur, o Sortudo. Pois este Leifur, o Sortudo, era um marinheiro islandês que foi para o Oeste do país por volta do ano 930, atravessou a Gronolândia (greenland) e descobriu a América do Norte. A foto à direita é uma estátua dele mesmo no centro de Reykjavik, em frente à Catedral. Ora, os portugas/espanholecos que ouviram esta história, repetiram-na quando regressaram à pátria, em 1948. Dois anos mais tarde, o tão famoso Christopher Columbus descobre a América.

Esta história é ainda contada hoje em dia no Vaticano (dizem eles). Assim, para os Islândeses e Noruegueses, o Cristovão não foi o primeiro a descobrir a américa, mas apenas a América do Sul.

A segunda foto, é a parte de trás da estátua do Leifur, onde se pode ler que os americanos reconhecem Leifur como sendo o verdadeiro aventureiro a chegar lá.


Leifur Eirikson


Escritas(n parte de trás)

3 comentários:

elá eláaaaaa
alto e pára o baile!
Então este jovem promessa do café português vem praqui com traições destas?????
Como é obvio já nós sabiamos dessa historia... agora a questão é outra:
então tu não vês que o portuguesinho quer que se continue a ocultar aos nossos filhos para que eles possam viver uma vida em paz pensando no sucesso dos nossos antepassados.
Meira ... tsc tsc .. nao percebes nada de política social e familiar

my friend.. não te costumavam dizer "portuguese are crazy"?
ora aí tens
por Blogger andre, Às 6:43 da tarde  
tens razão!
Já não me lembrava da frase que sai automaticamente da nossa boca quando estamos com gentes de outros sítios:
eles: "- ahh. o meu país é que é.. temos o melhor.. "
nós: "- ó amigo, tá é caladinho, caso não saibas nós, aquele rectângulozinho que toda a gente pensa que pertence a espanha, já foi dono de MEIO MUNDO!! ahh.. ouviste bem?? MEIO MUNDO!!"

Esses antepassados gloriosos.. em tempos que dominavamos a coisa.. tempos em que dividiamos o mundo como quem reparte uma fatia de pão, "ora tu ficas com esta metade e eu com esta, combinado?" - desde esses tempos até ás glorias do benfica.. tudo se perdeu... agora somos a pedra no sapato da europa..

A pena é que não passam tudo de histórias do passado.. talvez seja uma coisa de ciclos.. pode ser que não tarde e esteja aí o nosso tempo de triunfar novamente...
tudo depende de nós
por Blogger andre, Às 10:39 da manhã  

Tens algo a dizer?