O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

segunda-feira, março 27, 2006

hélio



Para me redimir do balde de água fria que levei na experiência passada, aqui fica um pouco de ciência.

Toda a gente sabe que inalar hélio nos faz falar de forma estranha. Ou seja, muda a forma da nossa voz. Isso é obviamente devido ao facto do hélio ser mais leve que o ar e daí fazer com que as nossas cordas vocais vibrem mais depressa, resultando na clássica voz “fininha”. Mas, será que isso tem alguma influência ao tocar um instrumento de sopro? Tipo, um trompete ou saxofone. Que acham? Se seleccionarem o espaço abaixo encontrarão a resposta, mas pensem antes de o fazerem!

Sim! O hélio é soprado para dentro do instrumento e pelas mesmas razões com que faz que a nossa voz mude de tom, também faz com que o tom do instrumento altere. Não acreditam? Experimentem!!

E já agora, se é que se sentem mais inteligentes, de que cor é um espelho?


helium

To redeem myself of the cold water bucket that I led in the passed experience, here it is a bit of science.

All people know that inhaling helium make us speak in a strange form. That is, it changes the form of our voice. This is obviously due to the fact of helium being lighter than air and therefore makes our vocal cords to vibrate faster, resulting in the classic "thin" voice. But, does it have any influence when playing an instrument like a trompete or saxofone? What do you think? If you select the space below you'll find the answer, but think before seeing it!

Yes! The helium blown inside the instrument travels quicker and for the same reasons that it makes our voice changing tone, it also makes that the tone of the instrument changes. If you don't believe it, try it!

And by the way, if you're feeling a bit more intelligent, what is the color of a mirror?


4 comentários:

é da cor do que está a reflectir?
:)
Se o espelho é vidro polido, que é uma superfície transparente, com uma cobertura de prata e estanho, diremos que tem a cor destas substâncias? Ou será branco (contém todas as cores do espectro luminoso) pelo facto de permitir reflectir as cores? Ou...?
Bjs
Maria
por Anonymous Anónimo, Às 8:28 da manhã  
Esta é uma pergunta de difícil resposta.. a minha opinião é a seguinte.

A luz é composta por todas as cores, que combinadas resulta em branco. Um objecto tem uma determinada cor por absorver todas as outras cores da luz excepto a sua. Ou seja, um livro azul absorve todas as cores e reflete o azul.

Ora um espelho reflecte toda a luz que incide nele. Daí que deverá ser branco. Esta seria a resposta teórica baseando-se nas propriedades de um espelho. Talvez seja também aceitável dizer que é da cor do que nele reflete.. não sei.. esta resposta não seria o mesmo que dizer que o livro azul é preto quando não há luz?

:)

o que acham?
Ahhh, puta que vos pariu
por Anonymous Anónimo, Às 1:33 da manhã  

Tens algo a dizer?