O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

terça-feira, março 28, 2006

viver nas glórias do passado



Há uns dias atrás discutia-se arduamente n'o zé bitaite, um blog que aconselho a quem quer andar informado no mundo da bitaitada futebolística, mas que tem à frente um um insurrecto, tanto de nome como de condição. Este senhor, que ainda precisa de umas sopitas para ser merecedor do título, é adepto do Benfica. Não fosse já esse por si um enorme defeito, é dos benfiquistas insurrectos. E o que fez para merecer aqui toda esta atenção? É que bradou aos céus ao dizer que o melhor clube português da actualidade, o que mais tem feito dentro e fora do nosso rectângulo, é um clube regional com apenas 24 anos de história. Ora, o Futebol Clube do Porto conta mais anos de história que o dito “glorioso”, que de glorioso não tem nada e só lhe fica mal festejar o centenário à passagem dos 94 anos. Nem contar até 100 sabem. Mas também para dar xutos na bola não é preciso saber nada de matemática, prova disso é o senhor Beckham. Como se tudo isto não fosse pouco, ainda acabava cada intervenção com a seguinte afirmação: ”campeões somos nós”. Verdadeiramente uma frase que lhe custou 11 anos a dizer e talvez por isso a use a cada post e como motivo de desculpa quando a razão não lhe cobre os gastos.
No entender dele, a história do FCP só começa após os primeiros 88 anos, que coincide com a entrada do Pinto da Costa, pela simples razão de não ter ganho títulos suficientes durante todo esse tempo. Qualquer coisa como um campeonato por cada 4 anos, pelas contas dele. O que ele não quer ver é o presente, onde este clube regional já ganhou praticamente todos os títulos que há para ganhar, enquanto que o seu (pouco) glorioso só faz notícias com Veigaríssses.
O que a mim me lembra tudo isto é a História de Portugal. Há uns anitos, e provavelmente ainda assim se mantém, andávamos na cauda da Europa. Só damos “nas vistas” quando se fala de morte nas estradas, taxas de analfabetismo, baixas condições de vida, incêndios inextinguíveis e afins, tal como o benfica actualmente. Mas, e é aqui que vem a glória, no passado já fomos grandes. E quando um portuguesito se vê com pessoas de outros sítios e vem à conversa, “nós temos a melhor qualidade de vida do mundo”, diz o norueguês, “nós somos os líderes da engenharia automóvel”, diz o alemão, o portuguesito não vai dizer “nós somos o número 1 em mortes na estrada”! Em vez disso, remata colocado com um “pois pois, mas nós já tivemos metade do Mundo!”. Há 500 anos atrás!!! O benfica glorioso, há 60 anos atrás!! Será assim tão difícil de aceitar a realidade?
E, vendo isto por outro lado, se o FCP foi clube regional até começar a ganhar títulos com frequência, será que o benfica passou a clube regional agora que só ganha qualquer coisa a cada 11 anos?
São atitudes destas que me fazem pensar se vale a pena apoiar equipas portuguesas em competições internacionais, sem ser a minha equipa está claro, pois parece que se vão em frente só lhes faz subir o sangue à cabeça e começar a disparatar por todos os lados. Será dia para apoiar o Barça?

Benfiquistas acordem!! A bola já não é trapos e o Eusébio já não faz parte do 11 convocado!


foto de Gonçalo Lobo Pinheiro


so how do you win?
I attack!
And what you do after you attack?
Nothing.
Why nothing?
Because I never stop attacking!
-in Enough -


3 comentários:

Aperta com eles...
é isso mesmo!!
Abaixo com eles!
Força Barça!!

O Mogadourense.. 13 a 0.. irra.. não tarda e estão na Champions ;)
Infelizmente só hoje pude ver este post que me diz respeito directamente...

Fico satisfeito ao saber que a realidade vos incomoda.

Quanto ao clube regional não tiro uma única palavra ao que já tinha dito.

Em relação ao "Obrigado Celtic" o senhor contra-poder deve estar esquecido da bela recepção que a Lazio teve no aeroporto Sá Carneiro, aquando de um jogo com o Benfica, pelos Super Dragões...

Para finalizar: CAMPEÕES SOMOS NÓS

Tens algo a dizer?