O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

quinta-feira, abril 20, 2006

romeu + julieta (parte I)



Toda a gente conhece o drama “Romeu e Julieta” do William Shakespeare.
Pois, na verdade não é bem do senhor William. É uma adaptação do poema narrativo de Arthur Brooke, que por sua vez deriva de uma história adaptada por Matteo Bandallo, mas original de Masuccio Salernitano. Cada um deu um “jeito” nas personagens e no local onde tudo acontece. Mas a história de amantes com destino trágico ficou.

Como toda esta gente remodelou a famosa história, permitam-me que contribua de igual forma.

Romeu + Julieta – director's cut
Cena 1
Casa dos Capeletti: entrada para o baile.

Porteiro: Quantos anos tem a senhorita?
Julieta: Quatorze!
Porteiro: Desculpe-me, mas esse baile é proibido a menores de 18.
Julieta: Mas eu tenho que entrar, hoje eu vou conhecer o meu Romeu!
Porteiro: Sinto muito, mas vai ter de esperar cá fora por ele!
Julieta: Ai é? Pois saiba que eu já sou bastante amadurecida, já sei fazer tudo o que uma mulher adulta faz! Sei lavar, cozinhar, passar, bordar...
Porteiro: OK! Já me convenceu, pode entrar!

Cena 2
Romeu aproxima-se de Julieta.

Romeu: A senhorita gostaria de me dar o prazer de me acompanhar nessa dança?
Julieta: Eu não danço com crianças!
Romeu: Sinto muito, não sabia que estava grávida!
Julieta: Essa piada além de velha, não tem a mínima graça!
Romeu: Foi você que começou!
Julieta: Mas que raio de texto este...
Romeu: Não diga isso, esse texto foi escrito pelo grande William Shakespeare!
Julieta: Grande coisa!
Romeu: Sua ingrata! Pois saiba que, se não fosse por ele, você não existiria.
Julieta: E eu quê...
Romeu: Ahh.. mas que mau feitio tem a pirralha...
Julieta: Pirralha é a sua mãe!! Fique sabendo que eu já tenho 14 anos.
Romeu: Pois pois, eu sei...
Julieta: Como sabe? Eu nunca lho disse!
Romeu: Mas disse ao porteiro quando entrou no baile!
Julieta: Você é o porteiro?
Romeu: Claro, ou você acha que O Blog do Nando tem dinheiro para esbanjar em tantos personagens! (pausa) A propósito, você é muito mais bonita no livro do que ao vivo!
Julieta: Ora, cale-se Romeu! Você também não é lá grande coisa e saiba que antes do galo cantar três vezes, você ainda vai morrer de amor por mim!
Romeu: Isso é que não está bem!

Cena 3
Tebaldo aproxima-se de Capeletti.

Tebaldo: Senhor meu tio, aquele sujeitinho que dança com Julieta não é um dos filhos do Raviolli?
Capeletti: Sim, acho que sim!
Tebaldo: Mas que ousadia, o filho de seu maior inimigo vem a sua casa afrontar-nos! Quer que tratemos dele?
Capeletti: Não, não... calma! Pelo olhos dele, vejo que se está a ficar enamorado por Julieta. Ao cair nas mãos dessa pequena víborazinha ele vai ter o fim que merece!

E fazemos agora um intervalo para publicidade, descanso dos actores, e permitir as senhoras irem à casa de banho por pó no nariz e aos senhores comprar um gelado ou uma bebida de cápsula no bar. Não se demorem que a peça retomará acção em breve.

0 comentários:

Tens algo a dizer?