O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

terça-feira, julho 11, 2006

segada



E lá vem os 2 mesitos de festa non-stop pelas terras esquecidas do nordeste. Se querem passar um verão diferente, deixem-se de praias e cidades e aventurem-se na verdadeira braseira transmontana.

O último fim-de-semana contou com a festa em honra da S. Ana. Embora a minha impossibilidade de estar presente, imagino ter sido uma grande festa, não fosse comité organizador uma malta levada da breca. Os meus sinceros parabéns a todos eles. Devo dizer que fui aliciado por um dos membros (ou talvez até mais que um) a comprar o bilhete premiado, a sortear num dia destes, mas não cheguei a por mão no dito bilhete ou caderneta. Como é? Sempre ganhei a moto-4? Quando passo a buscá-la?

Enquanto resolvo este problema logístico, deixo-vos mais uma recomendação festiva, desta feita na aldeia de Bruçó, para o grande Dia da Segada. O cartaz alusivo à festa encontra-se no lado direito e chegou-me via spam. Parece-me que terei de dar uma palavrinha com as autoridades em relação a este abuso da Junta de Freguesia respectiva :) E como não são ciganos, é certo que levam por tabela dos senhores agentes. E já agora, estarei certo ao pensar que alguns dos meus leitores ficarão um pouco às aranhas com o nome deste dia?




8 comentários:

Via Spam, mas que raio é isso, Segada ainda sei, mas Spam???
por Anonymous Anónimo, Às 6:35 da tarde  
Ora spam é aquele tipo de emails indesejados, normalmente publicidade que não pedimos, e que ao chegar à nossa caixa de correio faz: SPAAAMM!!! :)
Obrigado. Agora já sei o que é o Spaaammm.
Mas desculpa que te diga, não foi um e-mail indesejado, alguém desejou mandar-to. :))
por Anonymous Anónimo, Às 6:56 da tarde  
Esta segada não podia ser em Lagoaça? É que eu tenho la uns campos para segar, o pessoal de bruçó, podia juntar-se na mesma e ir segar para as minhas terras, hein??
Isso é k éra!!!
Toujour seguê!!! (???)

Daqui e para o mundo.
Jacks
por Anonymous Anónimo, Às 8:29 da manhã  
tou todo sego...
expliquem la o que é isso da segada...
ahhh e festas populares só vou aí quando fores ás dos açores comigo pah .. e já com filho ás cavalitas (n sei porquê mas assumo sempre o genero no masculino .. sorry ) .. senao nao vale ;)
Abraço pah
por Blogger andre, Às 9:53 da manhã  
sego sego sego... ehehh
para saber o que é a segada, nada melhor do que participar numa. Assim meu caro andré, às 06:30 tem início a segada como se pode ver no cartaz. Faz o favor de comparecer no largo da calçada! Não vás com a roupinha fina! Às 09:00, ainda nem tu terias tomado o peq-almoço, já aquela gente está no almoço - umas sopas da segada!! Não se brinca em bruçó!

Depois certamente que não te esquece o que a segada é.. :)

Quanto às festas açorianas.. ainda não tinha sido convidado, mas se assim é, vamos lá ao bailinho da Graciosa! ;)
Segada = cortar o trigo, cegar o trigo. Foi hoje que aconteceu. É feito da maneira antiga. Utilizam-se umas foices, como as do Partido Comunista lol. Foi muito engraçado e escusado será dizer que acho que engordei mais um pouco :))
Quanto ao Jacks, vai trabalhar que te faz bem lol
por Anonymous Anónimo, Às 6:30 da tarde  
Terá então sido um bela segada!! É assim mesmo!
Esse jacks era realmente do que precisava.. eheh

Tens algo a dizer?