O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

quinta-feira, novembro 09, 2006

portugal, portugal...



Há coisa de uns dias, os Muse tocaram no Campo Pequeno, em Lisboa. Provavelmente o melhor espectáculo que passou lá. O que não é difícil, atendendo ao que se chama de espéctaculo no campo pequeno...
Eu obviamente não estive presente. Razões logísticas.
Mas a mais nova esteve. E indicou-me alguns vídeos a ver no YouTube.
Como se não tivesse mais nada a fazer [cof cof], hoje decidi ver dois ou três. E corroboro. Deve ter sido fantástico.
Mas, além de tudo o que podia dizer só pelo o que vi, quero realçar a razão pela qual Portugal tem boa reputação para concertos ao vivo: O público!
Já diversas bandas que tocaram em Portugal dizem ser um dos melhores sítios. Que adoram o público e blablabla.. aquela conversa que nós, público, achamos que é a lengalenga dita em todo o lado. Mas não. Ou pelo menos, pode ser dita em todo o lado, mas quanto é sobre Portugal, é sincera!
E o que tem o público de especial?
Tirando festivais, que não um bom ponto de referência, um concerto de uma banda resulta numa festa muito diferente do que se vê noutros lugares, isto é, países. O público em Portugal simplesmente não se cala. Canta a plenos pulmões. Naquelas canções mais "fáceis" ou "conhecidas" os vocalistas nem precisam de cantar, pois o público está lá para dar uma mãozinha. Nos intervalos de música para música, não há o habitual silêncio de quem espera pela próxima, como aqui na Dinamarca. É diferente, para melhor.
Ou isso, ou então foi muita coincidência nos concertos que vi em ambos os lados. Amanhã vou ver Iron Maiden.
Como prova do que aqui afirmo, deixo-vos na Radio Nando - a rádio para ir escutando - a música "Today" dos "Smashing Pumpkins", tocada ao vivo no último concerto em Portugal. No coliseu do Porto. Um grandioso concerto.
Ouçam com atenção quanto é que o Billy canta, e quanto é que o público canta. Há partes em que o público quase "abafa" a banda... incrível!!


A few days ago, Muse played in Campo Pequeno, Lisbon.
Probably the best show ever in that place. Which isn't that hard since the normal show is "killing bulls"...
I was not there. Logistic reasons.
But my younger sister was. And she pointed me to some videos in YouTube.
And, as I didn't have anything else to do [cof cof], today I've decided to see two or three of those videos. And I agree, it must have been amazing!
For all that I saw, I remembered the reason why Portugal has such good reputation among bands. Because of the audience.
Many bands that played in Portugal say that. Maybe they say it everywhere, but at least is true about Portugal.
But why is the audience so special?
Because they turn each concert into a great party. Very different from what you see/experiment in other countries. The portuguese audience does not shut up for one single minute. Sings at full thrust. On those "easy/famous" songs, the band singer does not even have to sing the song. The audience will do that. And between songs, there's no silence. Far from that. Here in Denmark, people just goes quiet waiting for the next song..
If it is not like that, then i was unlucky in the concerts I went to. Tomorrow I'll go to Iron Maiden, we shall see...
But, as a proof of what I say here, Radio Nando plays "Today" from Smashing Pumpkins, from their last concert in Porto, Portugal. Or should I say Coliseu - Porto (like the americans would do)? That was an amazing concert. Probably my favourite. Listen to it and tell me if you "notice" that difference.

0 comentários:

Tens algo a dizer?