O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

sexta-feira, dezembro 01, 2006

petardo

Lê-se no jornal "Record" da passada Terça-feira:

"Entrou a 222 km/h
RECORD FEZ OS CÁLCULOS À BOMBA DE RONNY


222 quilómetros por hora, aproximadamente. Foi esta a velocidade que atingiu o petardo disparado por Ronny que só parou no fundo das redes da baliza da Naval e foi decisivo para garantir os três pontos.

O cálculo tem como base não só o tempo que a bola demorou a chegar à baliza (28 centésimos de segundo) como a distância percorrida (16,5 metros). Admite-se, no entanto, que a velocidade possa ter sido ligeiramente mais elevada, uma vez que o jogador brasileiro se encontrava descaído para a direita e a bola entrou junto ao poste mais distante, não descrevendo uma linha recta, mas sim uma diagonal."


Gosto essencialmente da parte "..o cálculo tem como base NÃO SÓ o tempo.." como se fosse possível calcular a velocidade apenas com o intervalo de tempo. Como se a distância percorrida fosse apenas mais uma prova deste extraordinário feito, mas irrelevante para o cálculo.
Nada a fazer quando os matemáticos são jornalistas de futebol.
Também interessante é que, com os dados que eles divulgam, a velocidade média de algo que percorre 16.5 metros em apenas 0.28 segundos é de 58.9 m/s ou 214 km/h. Talvez os 222 km/h foram obtidos por "arredondamento". Um arredondamento que não foi feito baseado nas casa decimais, mas sim no número que melhor aparentava na capa do jornal. Sem dúvida, 222 é um belo d'um número.
Depois vem a física. Segunda esta, uma bola de futebol pontapeada por um jogador profissional de futebol não deverá atingir mais que 35 m/s ou 126 km/h. Uma explicação mais pormenorizada aqui.

Assim, em que ficamos?
Tratou-se mesmo de um record, que duplicou a anterior marca?
Ou mais uma oportunidade desperdiçada de não meter os pés pelas mãos perante toda uma nação?

1 comentários:

Ahahaha!!

É por essas que eu sinto saudades de estar em Portugal :)

Tens algo a dizer?