O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

segunda-feira, agosto 20, 2007

o emprego certo



Como sabemos que estamos no emprego certo? Será uma coisa que se sente, pelo prazer que temos ao efectuar as funções que nos são atribuídas? Mas não haverá espaço para dúvidas? Até um certo ponto, penso que sim. Eu, por exemplo, tenho dúvidas! Estou num emprego que não está muito ligado à minha área de especialização, se é que posso utilizar chavões destes, mas que, no entanto, me agrada fazer e, até agora, tenho aprendido bastante. Incluído neste emprego está uma pequena equipa, os meus colegas, que, por coincidência, por consequência ou pela minha falta de experiência em conhecer diferentes ambientes de trabalho em outras empresas, são de um nível genial. Então, tudo somado e bem espremido temos um escritório onde reia o bom ambiente, sempre a postos para uma boa gargalhada, e onde se respira talento na matéria. Então onde estão as dúvidas? Podemos dividi-las em categorias. Se o interesse for uma carteira mais cheia ao fim do mês, então um emprego no banco é a escolha certa, elevando o salário de uma forma considerável. É incrível o que os empregados do banco recebem aqui. Só para terem uma noção, o dinheiro nos bancos é tanto que no fim do ano cortam uma parcela dos ganhos e dividem-na por todos os empregados, dando uma bela quantia de 5.000 euros a cada. Toma lá pró Natal, ó amigo, mas não gaste tudo antes do jantar, tá? Mas trabalhar para um banco é, diz quem sabe, aborrecido. Não é um trabalho excitante, mas apenas aliciante pelo salário. Se o interesse é em trabalhar mais na área a que dediquei alguns anos de faculdade, poderia então mudar para uma das empresas que estão mais viradas para aí. Uma das quais ofereceu-me emprego pouco depois de ter aceite trabalhar onde estou agora, mas que acabei por recusar por me ter agradado mais o ambiente que presenciei nesta empresa aquando da entrevista. Talvez uma escolha errada. Mas sempre a tempo de a emendar. Por fim, seria considerar mudar de poiso e assentar arrais noutro lugar. Quero com isto dizer, deixar de pensar muito no emprego e no prazer que me dá fazer isto ou aquilo e aceitar uma coisa mais modesta numa cidade mais pequena. E ao dizer "uma coisa mais modesta" posso estar muito enganado, pois como saberei eu se um grande emprego não estará escondido num recanto perdido? Poderia até ficar bem surpreendido, certamente. E com a vantagem de que consequência de viver numa cidade mais pequena, o nível de vida sobe consideravelmente. Talvez neste aspecto nem todos concordem comigo, mas como moço que cresceu numa vila transmontana e que sabe a diferença entre jogar à bola no lameiro ao fundo da rua ou ter que marcar hora no pavilhão da CDUP e conduzir mais de meia-hora para lá chegar. Daí que, sendo possível, gostaria também de providenciar tal ambiente ao pequeno Gabriel. Também, a vida numa cidade pequena é mais calma, sem stress, menos poluição, sem trânsito e tudo fica a 5 minutos. É morar numa casa com jardim e espaço para o cão ou num apartamento atolado e sujeito à surdez dos vizinhos. E cá está, todas opções válidas. Agora o que fazer da vida...?



Etiquetas: ,


2 comentários:

eu tou apontado para a opção da terrinha.. muito nível mesmo. Estou so a tentar ganhar fortuna antes para poder trabalhar da terrinha .. are u in ;)?
por Blogger andre, Às 8:40 da manhã  
Saudades... do lameiro, claro e da bola sem a meia hora de espera, e de poder jogar até não dar mais, e de 5 minutos ser o tempo, sim a marca tempo para tudo, tudo o que diz respeito a distâncias.
Como trabalhador à quase 5 anos também já fui assolado várias vezes por indecisões.
São momentos de grande ansiedade, para mim pelo menos, qual o melhor, aqui tenho isto ali poso ter aquilo, será que... mas aqui isto é... mas há sempre solução.
Ninguém tem a receita certa ou a fórmula mágica, e um emprego já não é para toda a vida, se é que alguma vez foi. A carreira são pequenos passos que vamos tomando ao longo da vida e o que é melhor especializarmo-nos em algo ou ter várias experiência? Eu tenho optado pela segunda! Porquê porque vou mudando ao sabor das opções que me mais me agradam nesse momento.
Há um mês recusei um emprego numa multinacional automóvel que está instalada no Minho junto à fronteira espanhola, já me bati várias vezes por isso, mas a decisão foi tomada, perdi uma oportunidade mas até aos 65 anos vou ter muitas outras de certeza, se não existe sempre o meu velho sonho... Ser agricultor!

Espero que ter ajudado mais à confusão!

Mr.b

PS - também estou com saudades tuas, sem ti não consigo domar esta malta...
por Blogger Mr b, Às 11:30 da manhã  

Tens algo a dizer?