O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

quarta-feira, novembro 26, 2008

uma noite com sigur rós

Este último fim de semana foi diferente. Primeiro porque o passamos na capital, Reykjavik. Segundo porque sábado tivemos um jantar de natal com amigos islandeses que estudaram connosco na Dinamarca. Terceiro porque domingo fui ver pela quarta vez os Sigur Rós. Eles regressaram a casa para o último concerto da tour europeia que passou por Lisboa. Quem esteve nesse concerto disse-me que tinha sido o melhor de sempre. Não estou certo agora se ele se referia a "de sempre" desta banda, ou "de sempre" de todas as bandas. Que algo bom me esperava não havia dúvidas. Estava curioso pelo facto que desta vez as acompanhantes de longa data, Amiina, não estavam convocadas. Eram só os quatro e nunca os tinha visto sem a beleza que o conjunto de cordas adicionava. Para abrir o espectáculo apresentaram-se uns rapazolas de nome For a Minor Reflection que tiveram tão bem que me deixaram com vontade de ouvir mais. De referir que nos 40 minutos que tocaram, só lhes chegou para três músicas, mas com toda a pujança. O prato principal foi servido sem muita demora e foi mesmo muito bom. Pormenores de encher o olho e música de alto nível de principio a fim. Houve tempo para um encore de duas músicas e a banda ainda subiu ao palco mais duas vezes mas apenas para agradecer a um público que ansiava por mais. Não é admirar quando no bom reportório que contou com músicas de todos os álbuns ainda faltavam alguns dos temas principais. Mas não houve mais. Enquanto se saía do pavilhão e se faziam as despedidas, um amigo que tinha encontrado no intervalo entre a troca de bandas telefona-me e pergunta-me se não quero ficar mais um pouco e ir ter com a banda atrás do palco. Convite irrecusável.
No backstage encontravam-se apenas um grupo de amigos chegados e familiares da banda, e eu. Eles chegaram um a um e foram cumprimentando toda a gente. Não houve protagonismos nem nada que pudesse ter imaginado. Bastante simples, muito familiar. Afinal eram os pais, os irmãos e os amigos que os viram crescer que ali estavam a festejar um bom concerto e a desejaram-lhes um bom regresso a casa. Não houve tempo para muito, uma cerveja e dois dedos de conversa e a festa tinha de continuar num dos mais famosos bares da cidade. O meu convite para o backstage alongou-se e a noite durou até tarde. Passou-se assim uma noite impecável e a confirmação da ideia de que os Sigur Rós são de facto muito simples e não umas estrelas de rock como muita gente se julga. A quem esteve no concerto de Lisboa ficam as palavras do cantor Jónsi e do maestro ao piano Kjartan, que gostaram bastante. Re-confirmei a minha dificuldade em saber para que olho se olha quando se fala com um estrábico, pois o pobre rapaz (Jónsi) é mesmo muito estrábico. E muito abichanado!

Etiquetas:


1 comentários:

O concerto de Lisboa foi um espectáculo :)
Cá estamos à espera de um regresso!
Abraço,
Rodrigo

Tens algo a dizer?