O Blog do Nando

Um pouco disto, mais daquilo e um tanto-ou-quanto do que me apetece.
Sejam bem-vindos!
Olhares do Nando
nando-online

Rádio Nando
tempo
Estado de Espí­rito

Dikta

Warnings (4:03)
play - stop

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

isk music awards

Durante a semana passada foram entregues os prémios de música islandeses referente ao ano de 2008. Sem surpresas, em ano de novo álbum dos Sigur Rós, estes arrecadaram o prémio de melhor álbum e melhor compositor pelo trabalho em "Með suð í eyrum við spilum endalaust". Estavam ainda nomeados para melhor voz, melhor banda e tinham duas músicas para melhor música. Emilíana Torrini venceu a melhor voz e o excessivamente gay Páll Óskar a melhor música com "Þú komst við hjartað í mér". Quanto ao prémio de melhor banda, este foi entregue a Baggalútur, uma banda bem conhecida na Islândia. Baggalútur ainda venceu o prémio de melhor página na Internet. A veia humuristica da banda, que junta aproximadamente 20 membros, também tem versão digital em http://newiceland.net/ onde a actualidade islandesa é retratada com humor e ironia. No campo das novidades, o prémio de melhor novidade foi entregue aos Agent Fresco. Embora pequeníssimo a nível de população, a Islândia é um país cheio de artistas. Há bandas para todos os tipos de gostos e feitios. E muitas. É algo de admirar a quantidade de bandas existentes havendo tão pouca gente. E depois claro, todos se conhecem. A título de exemplo, um dos vocalistas dos Baggalútur trabalha comigo. Na meu emprego anterior, trabalhava com o cunhado do Kjartan, membro dos Sigur Rós. Não é muito difícil conhecer e conviver com os "famosos" islandeses... fica assim na rádio a melhor banda islandesa de 2008, com o tema "Kósíkvöld í kvöld", que é como quem diz "Cosynight tonight" - não consegui arranjar uma tradução para português com o verdadeiro sentido.. talvez me possam ajudar! Ah, e vale a pena ver esta música no youtube aqui como eles de roupão.

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

onde está o nando?

Se seguirem este "link" vão ter a um curto vídeo referente a uma notícia integrada no noticiário de um canal islandês. Embora não interesse a ninguém, a notícia é sobre a gente da capital Reykjavik que vem para Akureyri durante os fins-de-semana para esquiar. É naturalmente filmada na estância de esqui e em um restaurante. Vêem alguém conhecido?

Etiquetas:

domingo, fevereiro 15, 2009

fotos janeiro


As fotos referentes ao mês de Janeiro já estão disponíveis no lugar do costume, ou seja, em http://photos.nando-online.com. Não são muitas, parte por algumas delas pertencerem ao album de natal, ainda que tiradas em Janeiro, e parte porque Janeiro não foi um mês de muitas fotografias. Mas quem dá o que tem, a mais não é obrigado! :)

Etiquetas: ,

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

unix time

Desculpem o que se segue e o facto de ser assim um nadinha nerdy... mas hoje, dia 13 de Fevereiro de 2009 pelas 22:31:30, o relógio Unix marcará 1234567890. Estes serão exactamente o número de segundos que passaram desde o dia 1 de Janeiro de 1970. Será coincidência o facto de isso se dar numa Sexta-feira 13? :)

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

gabriel e o português

Após um mês com os avós em Portugal, o Gabriel deu um verdadeiro salto no português. Ele já entendia bastante, mas não falava muito. Depois da esfrega que levou, falar em português deixou de ser um problema, só precisa de saber com quem fala uma ou outra língua. Comigo só fala português, tirando um ou outro "sim" ou "não" que lhe saí em islandês mas que se eu disser que não entendo ele corrige. Penso que finalmente compreendeu o facto de haver duas línguas diferentes, com nomes diferentes. No outro dia, enquanto brincava com o primo Almar (2 anos mais velho), ouço o seguinte (em islandês) após o Gabriel ter dito algo:

Almar: Ai ai Gabriel, não percebo nada do que dizes...
Gabriel: É porque eu falo português!!

No fim desse dia, o Almar confessou à mãe dele que também queria aprender português!

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 10, 2009

davið, o golias islandês

Davið Oddson, o "um" dos 3 presidentes do banco central da Islândia, é um verdadeiro Golias nesta ilha. Este senhor foi Primeiro-Ministro (PM) durante 13 anos seguidos. Acabado o seu mandato, entrou directamente e sem passar pela casa da partida para o cargo de Presidente do Banco Central Islandês. Cargo que ele próprio arranjou enquanto PM, claro está. Ele foi também o mentor por detrás da festa e explosão bancária. Foi ele que criou as leis que permitiram os bancos subirem à lua e de lá caírem redondinhos. Isto após os ter privatizado ao desbarato e a "amigos". Tudo isto é conhecimento geral da populaça, que vai a jogo em tudo o que este senhor quer. Para muitos é o "um" dos culpados da situação do país. No entanto, quando recentemente a nova PM pediu a demissão dos 3 presidentes do banco central, por forma a que assumam a responsabilidade do acontecido e que se restaure confiança na banco central, reduzindo ao mesmo tempo o número de presidentes para apenas um, ele afirmou que não arredava pé e não se deixaria levar por um governo de práticas anárquicas.. isn´t it ironic? Como irão os islandeses se desenvencilhar desta? E porque será que me lembra a Madeira...?? Deve ser do café que tomei à pouco..

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

from the frigid rock that has gone bankrupt and gone gay!

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

validade

No último voo que fiz, dia 16 de Janeiro, deparei-me com a minha identidade fora-do-prazo. O meu passaporte tinha expirado dia 15 de Janeiro, típico. E o BI dia 10 de Junho de 2008, oopss. A sorte é a carta de condução nao tem data de validade, apenas a categoria que me é permitido conduzir é que expira daqui a muito muito muito tempo. Na altura não me lembrei de mostrar a carta de condução, mas também não fizeram mais nada que "ó chefe, este documento já caducou, sabia?" ao qual fiz cara, honesta, de surpreendido, juntamente com um "nao me diga.!?", na primeira vez e tentei repetir á risca a mesma reacção á segunda. Devo ser bom actor, ou os senhores dos aeroportos estão-se marimbando para estes pormenores.

Etiquetas: